O preço do arroz subiu tanto, mas tanto nas últimas semanas, que quem foi fazer compra nos últimos dias provavelmente levou um susto! E de onde vem essa alta? Eu explico!
Por Me Poupe!
Se você esteve recentemente num supermercado, provavelmente notou que não foi só o arroz, mas vários alimentos que tiveram uma alta: feijão, óleo, até a carne tem aumentado cada vez mais.
Pra ter uma ideia, tem lugar onde o saco de 5kg tá sendo vendido por 40 reais!! Sim, isso é MUITO dinheiro. E não adianta xingar o dono do supermercado, porque ele não é o culpado por esse aumento.
“Me Poupe!, é a inflação que tá descontrolada!”
É agora que a gente separa o fato da ficção, o passado do presente, os informados dos desinformados:
Você já sabe, ou deveria saber, né, que inflação é toda variação positiva de preços. Quando há uma variação negativa, temos uma deflação.
E, SIM, o arroz e o feijão são os novos tomates (quem passou pelo aumento de preços dos tomates conhece a piada). Mas a inflação do arroz e do feijão – e dos alimentos de uma maneira geral – mostram que vamos ter períodos de inflação alta generalizada? Claro que…NÃO!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”
É isso mesmo: pra você ter uma ideia, a inflação tá, atualmente, abaixo da projeção! Inclusive, a queda da Selic foi um movimento pra fazer com que ela suba.
Então, por que a comida tá tão cara?! Não tem só UM motivo pra isso, mas várias coisas que estão interligadas e acabam causando o aumento do preço.
Vem comigo que te explico o que tá rolando:
O dólar subiu, a exportação aumentou e o preço do arroz também
Desde março, o dólar está valendo mais de 5 reais. Isso sozinho já encarece TUDO que chega a sua mesa: a matéria-prima, as máquinas agrícolas, até o transporte dos alimentos, que é feito, no Brasil, por caminhões (ou seja, veículos que usam combustível, que também encareceu!)… Tudo isso é cobrado em dólar. Portanto, com essas etapas mais caras, o preço vai aumentar.
Mas tem outro fator que tem sido apontado como a principal causa desse aumentos dos preços das comidas no Brasil. Com o dólar alto, os produtores têm mais lucro ao exportar. Afinal, eles vão receber, pra cada dólar, 5 reais! Isto é, se o dólar aumenta, a exportação também aumenta.
Além disso, como o real é, no momento, uma moeda desvalorizada – isto é, os produtos brasileiros estão mais baratos pro mercado externo – , tem acontecido um aumento na demanda pelos alimentos produzidos no Brasil, especialmente vinda da China. A China já é um grande cliente de alimentos do País, e tem comprado ainda mais
Mas, se esses produtos estão saindo do Brasil, isso faz com que tenha menos oferta deles por aqui. E, quando tem menos oferta que a procura, o preço sobe.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”
Tá, mas por que a inflação não subiu?
Aqui está o duplo twist carpado do gato! O IPCA, o índice que mede a inflação oficial do País, é composto por várias categorias – como Alimentação, Habitação, Transporte, Lazer, etc. E cada categoria tem um peso. Por quê? Porque cada categoria também tem um peso diferente na vida das pessoas.
Por exemplo: você consegue viver sem lazer, mas não consegue viver sem comer, certo? Pois é…por essa lógica, Alimentos acaba tendo um peso maior na composição da inflação do que Lazer. E quanto é isso? 20%. Exatamente: Alimentação representa 20% de toda a inflação do País.
Ou seja, ainda tem categorias que representam 80% do indicador. Por isso a inflação está baixa ainda, porque todas as outras categorias tiveram uma variação negativa na inflação. Ou seja, enquanto Alimentação tá puxando a inflação pra cima, as outras categorias puxam a inflação pra baixo. Sacou?
E quando o preço do arroz vai cair?
Infelizmente, Me Poupeira e Me Poupeiro, eu sou a fada das finanças, não a vidente das finanças. Ou seja, não tem como a gente saber isso.
Mas existem medidas que podem ser tomadas pelo governo, e que, aliás, já estão sendo tomadas. Uma delas é a redução de impostos pra importar alimentos. É o caso do arroz, que terá imposto zero pra ser importado até o fim do ano e até o teto de 400 mil toneladas.
Também se estuda dar o mesmo incentivo pra importação de outros alimentos e, assim, fazer com que o preço deles caia.
E o que eu faço?!
No momento, não tem muita escolha a não ser economizar como puder ao fazer compras.
“Me Poupe!, eu não tenho como economizar no mercado!”
Antes de DECLARAR isso, dá uma olhada nesse vídeo. Nele, a Nath Arcuri, nossa rainha das finanças, conta o que ela mesma faz pra economizar até 20% toda semana nas compras!
Duvida? Então, dá uma olhada e depois a gente conversa:
E aí, descobriu uma nova tática pra experimentar e gastar menos quando for fazer compras? 😉
Me Poupeira e Me Poupeiro, eu sei que não tá fácil. O ano de 2020 tá sendo eita atrás de eita, e o melhor que a gente pode fazer é tentar se adaptar às situações o mais rápido possível até as coisas voltarem ao normal.
E, pra isso, você pode sempre contar comigo, porque eu SEMPRE vou te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro e te mostrar saídas até quando as coisas não parecerem ter solução!

Não me aguento com esses depoimentos, um mais lindo que o outro!
Fui fofa demais agora, hein?! Às vezes eu dou uns CHICOACHING que doem, mas no fundo eu sou boazinha! <3
Agora que você entendeu de onde vem a alta dos alimentos, manda esse post pra todo mundo que você conhece que tá falando que é culpa da inflação!




